quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Rua dos gatos


Parece que fiquei congelado por vários anos. Há dez anos, que eu me lembre, a minha rua era completamente tomada por cachorros. No entanto, recentemente notei que agora ela está tomada por gatos. É como se houvesse uma batalha em que os cães foram derrotados e expulsos pelos gatos.

Comparo isso à Guerra do Vietnã. Vamos supor que os gatos fossem os comunistas e os cães, os soldados americanos. Mas teríamos que considerar que a rua era originalmente dos gatos e que os cães tomaram por um tempo até que os gatos recuperaram.

A batalha campal deve ter sido um espetáculo. Certamente espantou os olhos das janelas, aqueles olhos que fiscalizam e julgam para a coluna de fofoca do dia seguinte. Os ouvidos das paredes esperavam ouvir gemidos, mas tudo que escutaram foram os gritos de derrota dos perros.

A conflagração entre cães e gatos é maior que a batalha dos deuses, pois abalou as estruturas da sociedade, destruiu o status quo, cegando os olhos das janelas e deixando surdos os ouvidos das paredes. A batalha dos deuses incentiva o conformismo - ao invés de incentivar a mudança, quietam-se os mortais até o suposto julgamento.

A nova rua está deslumbrante, não que antes não fosse. Mas agora há cautela. Janelas fechadas, paredes derrubadas. Por incrível que pareça, houve uma guerra benéfica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acusação injusta na televisão

Era noite, meu vizinho começou a receber sucessivas mensagens em seu Whatsapp. Ao lê-las, foi tomado pelo susto. Soube que seu rosto aparece...