terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Liberdade de expressão


Manifesto contra caricaturas do 'Charlie Hebdo' na Rússia


Um milhão de pessoas se reuniram na capital da República da Tchetchênia para protestar contra as caricaturas de Maomé publicadas pelo semanário Charlie Hebdo. 

Justo, muito justo. Liberdade de expressão é isso. Assim como o jornal tem o direito de publicar sátiras ridicularizando a Religião e suas doutrinas, os ofendidos têm todo o direito de criticar, repudiar e até mesmo denunciar a tal ofensa.

Desde o triste ocorrido com o Charlie Hebdo, há quem diga que as tais charges não deveriam ser publicadas. Os relativistas usam desse argumento para justificar a atrocidade. Outros usam para dizer que as charges eram ofensivas aos muçulmanos. 

Os relativistas nem devem ser levados a sério, por isso não precisa-se perder tempo respondendo tais absurdos. Já quem diz que as charges não deveriam ser publicadas, algumas considerações devem ser feitas. Me perguntaram nas redes sociais se eu defenderia "piadas ofensivas às mortes dos cartunistas em nome da liberdade de expressão" assim como defendo a "ofensa a muçulmanos em nome da liberdade de expressão".

Em primeiro lugar a expressão "defender a ofensa" é equivoca. Eu defendo o direito de que a "ofensa" seja publicada, não quer dizer que eu concorde com a ofensa. Dizer que defender o direito da ofensa ser publicada é o mesmo que defender a ofensa é desonesto. E não se trata de nenhum crime. Não há nada na lei que proíba o cidadão de dizer o que pensa. 

Agora, claro, liberdade de expressão implica em assumir responsabilidades pelo que se disse. Se o cidadão acabar cometendo um crime ao se expressar ele pode acabar arcando com as consequências: ser preso, pagar indenização, etc.

Os tchetchenios estão dando um verdadeiro show de civilidade ao usar da liberdade de expressão para criticar e repudiar as charges que consideram ofensivas, diferente de fanáticos religiosos que querem censurar a ofensa e com base na violência.

INVEJA DOS CHINESES

A China teve seu crescimento econômico mais lento em décadas. Desacelerou para 7,4 %. A economia tem o crescimento de 7% e os camaradas estão achando ruim, quem dera se a economia do Brasil tivesse um crescimento assim. O argumento é que a economia precisa se manter neste nível para gerar empregos suficientes para a enorme população chinesa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acusação injusta na televisão

Era noite, meu vizinho começou a receber sucessivas mensagens em seu Whatsapp. Ao lê-las, foi tomado pelo susto. Soube que seu rosto aparece...