segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O cristão Tolstói



Nietzsche escreveu no seu famoso livro "O Anticristo" que só houve apenas um cristão e este morreu na cruz. 

"A palavra 'Cristianismo' é um equívoco - no fundo existiu somente um único cristão e esse morreu na cruz. O 'Evangelho' morreu na cruz." escreveu o filósofo. 


Segundo um jornalista do The Times, Gandhi chegou a dizer que gosta de Cristo, mas não dos cristãos, pois os cristãos são muito diferentes de Cristo. 

O que pode se notar em comum em ambos os pensamentos é que há o argumento de que não há e nem houve cristãos - aqueles que seguiram verdadeiramente Jesus Cristo.

Sou admirador tanto de Nietzsche quanto de Gandhi (principalmente Nietzsche, mas não vem ao caso...), mas terei que discordar de ambos. Acredito que houve sim um cristão além daquele que morreu na cruz e que houve sim um cristão muito parecido com Cristo, não idêntico, mas bem próximo. O nome dele? Leon Tosltói, o grande escritor russo. 

Tolstói foi na contramão dos "cristãos" tradicionais - que interpretam a bíblia literalmente, mas só os versículos que lhes convém. Tolstói fez sim interpretações literais, mas fez dos ensinamentos éticos de Jesus - isso o tornou um anarquista cristão pacifista. Diferente do tradicionalismo cristão que enxerga (não sei como!) um Jesus conservador. Além disso, escreveu grandes obras, que vejo como verdadeiras pregações do evangelho, como "O reino dos céus está dentro de você" que, curiosamente, influenciou o próprio Gandhi e "O Evangelho em breve" que conseguiu convencer um então ateu como Wittgenstein a se encantar com o Cristianismo. 

Os autores dos evangelhos que me desculpem, mas acho que esse "O evangelho em breve" contou melhor a história de Jesus do que os próprios evangelhos. 

Características como estas colocam Tolstói, não apenas como um cristão, mas como o décimo terceiro e mais convincente apóstolo de Cristo. Esse sim foi o verdadeiro pregador da mensagem do personagem Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acusação injusta na televisão

Era noite, meu vizinho começou a receber sucessivas mensagens em seu Whatsapp. Ao lê-las, foi tomado pelo susto. Soube que seu rosto aparece...