sábado, 27 de dezembro de 2014

Reacionário segundo a Coreia do Norte



A Coreia do Norte inventou uma nova definição para reacionário neste sábado (27). Segundo os "camaradas", ser reacionário não é mais aquele individuo que reage contra qualquer coisa que ameace o status quo político e social, mas sim aquele que ouse a satirizar o grande mestre supremo Kim Jong-un.

A mentalidade pseudo-comunista norte-coreana segue o dogma de tachar qualquer um que ouse a criticar, desafiar, satirizar o governo de Kim Jong-un de "reacionário", "burguês", etc. É a famosa mentalidade tico e teco que virou marca registrada nesses governos supostamente marxistas. Mao Tsé-Tung, na Revolução Cultural, perseguiu professores "acusados de envenenar a cabeça dos jovens com 'ideias burguesas'". Aqui no Brasil, isso é o que não falta, quando saiu a acusação de que a Coreia do Norte andou violando (e muito) os direitos humanos, houve quem dissesse que tais acusações eram obra da mídia "reacionária" e "burguesa"querendo difamar o paraíso norte-coreano.

Segundo a definição do meu dicionário, o regime norte-coreano está mais próximo de ser "reacionário" do que o filme de comédia dos norte-americanos. Chamar aquele regime de revolucionário é uma ofensa a Marx! Há classes lá, com o Kim no topo delas - certamente, ele não quer deixar de se manter no topo da hierarquia e por isso fará qualquer coisa para ficar lá - isso é revolução? Não mesmo! Está mais próximo do conservadorismo, da reação. 

Não estou aqui defendendo os norte-americanos, há sim políticas reacionárias naquele governo - mas tachar um filme de comédia produzido por eles de "reacionário", só porque critica um líder supostamente revolucionário, não tem nenhum cabimento.

Como diz a matéria da FOLHA, a grande preocupação do Kim é ele ser apresentado como um líder bobo e maligno. Acho que não precisa de um filme para pensarmos isso dele.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acusação injusta na televisão

Era noite, meu vizinho começou a receber sucessivas mensagens em seu Whatsapp. Ao lê-las, foi tomado pelo susto. Soube que seu rosto aparece...