segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Não sou um escritor dogmático



Eu tenho um próprio código de ética. Ele diz que o escritor, ou seja, eu, não posso me apegar a nenhum dogma - seja religioso, político ou o que quer que seja. Acredito que isso de certa forma atrapalharia meu trabalho.

Não consigo me imaginar escrevendo uma reportagem, uma crônica ou um romance enquanto penso: "oh, não posso escrever isto, senão estarei pecando!" ou "eita, tenho que apagar isso, não quero blasfemar", ou "será que Alah irá se ofender com essa frase?". Ou então não consigo me imaginar escrevendo para agradar determinado grupo que defende tal ideologia política: "tenho que ter cautela, não posso irritar meus camaradas da esquerda" ou "eita, será que meus amigos direitistas não vão se ofender?", "aparento ser de direita ou esquerda escrevendo isto?". Claro que sou de esquerda, mas nem por isso deixo de critica-la e não sou convicto, tampouco busco agradar os esquerdistas com os meus textos.

Dogmas religiosos são um dos maiores inimigos do conhecimento. E impede um bom trabalho. Um repórter evangélico fervoroso jamais faria uma reportagem sobre religiões Afro-brasileiras. Um muçulmano ortodoxo não escreveria nada relacionado a suínos. Nesta barreira para atingir o conhecimento eu incluo até o dogma ateísta. Se eu ainda fosse um ateu estilo Richard Dawkins, jamais enxergaria a beleza literária da Bíblia, do Alcorão, do Avesta, e não conseguiria progredir como escritor.

Dogmas políticos também são um dos maiores inimigos do conhecimento. Um esquerdista fanático político se recusa a ler qualquer pensador de direita - talvez pense que vá se tornar direitista fazendo isso. Um fanático de direita também se recusa a ler qualquer pensador de esquerda, e isso já aconteceu de verdade.

Acho que um escritor deve ser como um filósofo. Livre, desprovido de qualquer dogma, e que busca sempre se inspirar em qualquer coisa: seja na Bíblia, seja no Alcorão. Seja na esquerda, seja na direita. A demonização irracional de todas é retrocesso intelectual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acusação injusta na televisão

Era noite, meu vizinho começou a receber sucessivas mensagens em seu Whatsapp. Ao lê-las, foi tomado pelo susto. Soube que seu rosto aparece...